sábado, 25 de dezembro de 2010

CONTANDO HISTÓRIAS... REAIS... PARA CRIANÇAS


Contar histórias reais para crianças, de forma lúdica, com o compromisso de uma brincadeira séria, envolvendo uma equipe multidisciplinar ou para usar o termo mais presente na pedagogia do momento: um projeto transdisciplinar. Uma das minhas propostas de trabalho para 2011.

Contar histórias dos pontos turísticos e históricos de São Roque: Capela do Santo Antônio, Morro do Saboó, CEC Brasital, Estação Ferroviária, Igreja de São Benedito, Morro do Cruzeiro, Mata da Câmara...

Contar histórias de forma atraente, sugeridas por imagens criadas por um ilustrador local, criando um universo de faz-de-conta para contos de verdade.

Contar histórias reais para crianças e contextualizá-las de diversos pontos de vista, usando elementos da arquitetura, da Língua Portuguesa, da cultura local, folclore, arte, relacionando-os com a História do Brasil.

Nas imagens desta postagem, com meu texto, ilustrações de Wilson Cláudio e diagramação da Timbre Comunicação, dois exemplos. (Clique nas imagens para ampliá-las).

“A Capelinha” resume a história da Capela de Santo Antônio, monumento histórico da época colonial, construído por Fernão Paes de Barros, irmão do fundador da cidade, que reúne capela e uma casa, e se preserva a partir da aquisição do sítio pelo escritor Mário de Andrade, que deu início à reforma e preservação e a doou ao Iphan, nos anos 1940.

“O Dragão do Morro do Saboó” é uma história do imaginário da cidade, que não chega a ser comprovadamente uma lenda local, inspira-se no formato do morro denominado Saboó, o mais alto acidente geográfico da cidade, com 1000 m de altitude, que se parece com a imagem de um dragão adormecido.

O sonho é envolver artesãos e artistas da cidade nessa Contação de Histórias e direcioná-las aos deficientes visuais, texturizando as imagens para que possam ser “visualizadas” por eles por meio do tato. Meu texto é apenas a sugestão de um roteiro...

Que venha 2011!

Clique nas imagens para ampliá-las e ler as "historinhas".














Textos: Silvia Mello
Imagens: Wilson Cláudio
Diagramação: Timbre
Direitos Autorais reservados
Proibida cópia

Nenhum comentário:

Postar um comentário