domingo, 6 de março de 2011

"Uma vez eu li UM livro..."

Pensando sobre "por que ler?" neste domingo de Carnaval, viajei em direção a muitos outros pensares sobre o tema, que nunca será um tema fechado, pois leitores são “gente” e à gente não se aplicam fórmulas.
Há muitos projetos interessantes de in
centivo à leitura que dão resultado e isso discorrer sobre eles resultaria em uma ou mais teses.

Pessoalmente, incentivo as crianças ao meu redor a lerem, lendo com elas, espalho pilhas sobre o chão, o sofá, a mesa, e elas escolhem; também tenho como hábito só dar livros de presente, nos aniversários, Natais.

Sempre fui incentivada a ler e grifar e copiar trechos que mais gostava dos livros que lia pela minha mãe desde os sete anos. Aos onze anos eu lia o que queria, José de Alencar, Machado de Assis, Jorge Amado, Alexandre Dumas, Abade Prèvost e outros mais que encontrava nas coleções encadernadas do meu pai, sem qualquer indicação de alguém.
Mas confesso que nunca li Memórias Póstumas de Brás Cubas, que achava muito chato, e só vim lê-lo no ano passado, pois era inadmissível morrer sem ler esse clássico brasileiro. E confesso que li grifando... quase o livro todo!!!

Porém, a escola pública da época de adolescente foi um empobrecimento, voltada para uma quantidade pequena de sugestões para leitura, nivelando por baixo, e focada nas indicações para o vestibular. E isso deixou lacunas.
Enfim, há muito que se falar sobre o tema e cada um tem sua experiência peculiar, como resultado do que lhe veio da educação e das suas próprias características. Tenho quatro filhos e três lêem muito. Um deles leu sessenta clássicos em seis meses, quando decidia que curso superior iria fazer, já outro odiou ganhar um livro de poesias de Vinícius de Moraes da namorada...

Quando eu estive na prefeitura de São Roque como chefe de divisão de cultura, adquiri clássicos e outros livros para a biblioteca pública municipal, entre 2001 e 2004, e fiquei admirada de como não estava disponível para venda nem em editoras nem em distribuidoras, a obra de Cecília Meireiles.

Mas ainda me ocorrem três idéias sobre ler:
Italo Calvino em "Por que ler os Clássicos" começa dizendo que “os clássicos são aqueles livros dos quais, em geral, se ouve dizer: ‘Estou relendo’ e não ‘Estou lendo’...”. Ninguém admite, mas jamais haverá tempo para ler todos os livros importantes. O autor coloca também a idéia de que a cada momento da vida em que lermos de novo um clássico, estaremos lendo um novo clássico, porque não seremos a mesma pessoa, com a mesma bagagem anterior.

Sobre incentivo à leitura, fico com a idéia de Moacyr Scliar, que basicamente escreveu que num mundo onde pouco se lê, restringir e direcionar a leitura para determinados autores é diminuir ainda mais o número de leitores. Qualquer leitura pode ser uma porta aberta para o gosto pela leitura.

Certo dia, ouvi de uma cabeleireira, de poucos mais de trinta anos de idade, da qual admiro o senso prático e uma certa sabedoria de viver, a frase que me deixou perplexa e encantada ao mesmo tempo, pela simplicidade com que foi dita, que demonstrava nostalgia: “Uma vez eu li UM livro.”

Imagem: "Meninas Lendo" - Pablo Picasso


DEUS É FIEL

5 comentários:

  1. SÍLVIA PARA MUITOS UM LIVRO DE ABRE:

    ERA UMA VEZ...
    "Uma vez eu li UM LIVRO." E deixei amigos perplexos pela única leitura, mas não entendia a postura, porque pelo menos eu li "UM LIVRO", que até esqueci o nome do escritor... mas, era só... falava de... bem... eu me lembro de ter lido "um livro"...
    (TRISTE...DEVASSO INSTANTE DE CALOR!!!)
    BEIJOS E BOM CARNAVAL
    (E NÃO É LOUCURA DA JOANINHA)
    O meu pai me ofertou o livro "DIÁRIO DE ANNE FRANK" e me abraçou para a vida...INESQUECÍVEL, já que hoje eu tenho 63 quase anos!!!
    Joana

    ResponderExcluir
  2. Que prazer foi ler esse título e o mesmo finalizando. Coisa bonita. Ainda que seja "Um livro"(e não importa qual foi o autor,o que me pareceu ter modificado o modo de pensar e/ou agir daquela cabelereia. Parabéns pelo seu texto e .... oxalá! (60 clássicos)beleza de filhos.
    Abço e sucesso!
    (Kal cris)- Cris K.

    ResponderExcluir
  3. Lindo isso, Joana! Um livro é um mundo, não é? Bjss

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Cris! Esse tema é apaixonante, não é? Sou mesmo abençada! Bjss

    ResponderExcluir
  5. Sílvia, como fiquei feliz em tê-la me respondendo!!!Sucesso sempre, e eu me torno sua companheira de ser escrevente para o UNIVERSO!!!
    Dessa forma é que as palavras se expandem, e se proliferam... Pelo menos em nosso hemisfério pensante!!!
    beijinhos nessa segunda...
    (e não é loucura da joaninha)
    Joana

    ResponderExcluir